Como remover o malware Do Seu Site: Se Proteja

Tempo de Leitura: 11 minutos

CONTEÚDO

Introdução

Como remover o malware Do Seu Site. Se você percebeu o comportamento estranho em seu site recentemente, então é provável que ele tenha sido comprometido por malware.

Não se preocupe, temos tudo o que você precisa saber para identificar e remover vírus do seu site. Neste artigo, discutiremos o que é malware, como identificar e remover vírus do site e o que fazer para evitar que isso aconteça novamente no futuro. Vamos começar!

 

400 mil malware

 

O que é malware?

Usualmente quando falamos sobre malware, nos referimos a aplicações maliciosas, arquivos executáveis e programas de computador que estão danificando o seu computador ou site.

Existem muitos tipos diferentes de malware que podem ser encontrados nas redes, incluindo vírus, spyware, worms, keyloggers, rootkits e Trojans. Estas ameaças podem invadir o seu site, corrompendo os arquivos e causando danos aos seus dados.

 

  1. Vírus

    É um programa malicioso que se replica e pode ser transferido a partir de um computador ou dispositivo para outro. Eles podem ser encontrados em várias formas, desde anexos de e-mail até arquivos de download de Internet. Os vírus podem afetar a segurança do seu site, roubando informações privadas e instalando programas maliciosos.

  2. Worms

    São programas auto-replicantes que se propagam pela rede, aproveitando vulnerabilidades existentes. Eles podem propagar mensagens de e-mail maliciosas, podem entrar em computadores e sites e podem acessar arquivos e até mesmo sistemas operacionais.

  3. Keyloggers

    São programas de computador que monitoram e registram tudo o que é digitado no teclado de um computador. Esses programas maliciosos podem ser usados ​​para roubar dados confidenciais ou informações de conta do usuário.

  4. Rootkits

    São programas maliciosos que se escondem no sistema operacional de um computador ou site e ficam ocultos dos usuários. Eles podem ser usados ​​para ganhar acesso não autorizado aos dados e informações de um computador ou site.

  5. Trojans

    São programas maliciosos disfarçados de programas legítimos. Eles podem ser usados ​​para roubar informações confidenciais, instalar outros programas maliciosos e até mesmo usar o computador para atividades ilegais.

  6. Ransomware

    É um tipo de malware que bloqueia o acesso aos dados do usuário e exige um resgate para desbloqueá-lo. Estes programas maliciosos podem criptografar os arquivos do usuário e impedir que ele os acesse.

  7. Adware

    É um tipo de programa malicioso que exibe anúncios indesejados no computador do usuário. Estes programas maliciosos são usados para coletar informações do usuário e exibir anúncios instantâneos. Alguns adwares também podem instalar outros programas maliciosos no computador do usuário.

 

Identificando malware em seu site.

Ter seu site infectado por malware pode ser realmente assustador — especialmente quando você não sabe como identificar e remover vírus. Se você estiver tendo problemas para verificar seu site em busca de malware, não se preocupe; estamos aqui para ajudá-lo.

Neste artigo, você aprenderá como identificar e remover malware do seu site.

A primeira coisa a fazer ao identificar malware em seu site é fazer uma verificação completa do mesmo. Você pode usar ferramentas gratuitas para verificar o site, como o Qualys SSL Labs ou o Open Vulnerability and Assessment Language (OVAL). Essas ferramentas procurarão vulnerabilidades e malware conhecidos no site.

Outra maneira de identificar malware em seu site é através da análise do código-fonte do site. Verifique se há códigos desconhecidos ou suspeitos adicionados ao código. Se houver, provavelmente é um indicador de que seu site está infectado com algum tipo de malware.

Você também pode usar ferramentas de verificação de malware on-line. Algumas das mais comuns são o VirusTotal, o Sucuri SiteCheck. Essas ferramentas varrem o código-fonte do site e procuram por malware conhecido e outros sinais de infecção.

Outra maneira de procurar por malware em seu site é verificar as entradas no seu site. Verifique se há entradas suspeitas, como URLs maliciosas ou conteúdo estranho.

Uma vez que você identifique o malware em seu site, é importante removê-lo imediatamente. Para fazer isso, você pode usar acessórios de segurança como o Norton Security ou o Malwarebytes para remover qualquer malware.

Você também pode usar o acessório de segurança para reverter o site para uma versão limpa e restaurar qualquer conteúdo excluído ou alterado.

Além disso, é importante tomar medidas para prevenir que outros tipos de malware infectem seu site no futuro. Para fazer isso, você deve atualizar frequentemente todos os plugins, temas e sistemas do site.

Você deve também implementar medidas de segurança adicionais, como a criptografia SSL e a autenticação de dois fatores. Com essas medidas, você pode garantir que seu site fique seguro contra qualquer tentativa de invasão.

 

Observando comportamento estranho.

Se você está suspeitando haver um vírus em seu site, pode haver alguns sinais para observar. Primeiro, verifique se há algum comportamento estranho: links inesperados que são adicionados, visitantes encontrando conteúdo que não deveria estar presente ou mudanças indesejadas em seu site.

Isso pode ser um sinal claro de que há algum tipo de malware no seu site. Se você observar qualquer uma destas coisas, é importante tomar as ações necessárias imediatamente para remover o vírus e restaurar o seu site.

 

Verificando o arquivo .htaccess.

Uma maneira essencial de prevenir e remover vírus de seu site é verificar o arquivo .htaccess. Ele é responsável por controlar o comportamento do servidor, e como ele processa arquivos, scripts e links.

Se um invasor conseguir acessar o seu arquivo .htaccess, pode ser fácil para eles adicionar códigos maliciosos, o que pode ser um terreno fértil para o malware.

Verificar o arquivo .htaccess regularmente para encontrar links e scripts desconhecidos é essencial para garantir que o seu site esteja livre de vírus.

 

virus site monitor

Testando sites com ferramentas online.

Não há nada pior do que encontrar vírus e malware em seu site. É importante verificar os riscos de segurança do seu site regularmente para se certificar de que seu site está livre de qualquer malware.

Uma ótima maneira de fazer isso é usar ferramentas online para testar seu site. Estas ferramentas verificam seu site para detectar vírus, malware e outras ameaças de segurança.

Após detectar qualquer malware suspeito, elas podem ajudá-lo a removê-lo e impedir que possíveis vírus invadam seu site no futuro.

 

Como remover o  malware do site.

Se você suspeita ou tem certeza de que o seu site foi contaminado por malware, então é hora de entrar em ação. Como remover o malware do seu site pode ser difícil, portanto é importante ter uma compreensão básica do que está acontecendo.

Primeiro, é importante identificar qual tipo de malware infectou o site. Geralmente, os vírus são a causa mais comum.

Eles podem entrar no seu site usando scripts e arquivos maliciosos, que podem afetar não só o site, mas também os computadores de seus visitantes.

Os sites também podem ser infectados por vírus que se espalham por meio de e-mails ou por downloads de arquivos infectados.

Uma vez que você tenha identificado o malware, a próxima etapa é removê-lo do seu site. O processo de remoção varia conforme o tipo de malware e o quanto ele afetou seu site.

Em alguns casos, você pode remover manualmente o malware dele. Esta é uma tarefa complicada, pois cada malware é diferente; você deve encontrar o local exato onde está o malware e removê-lo.

Se você não estiver confortável com isso, você pode usar ferramentas de remoção de vírus, como o Malwarebytes, para realizar essa tarefa.

Se o malware estiver muito profundamente enraizado em seu site, a melhor opção será restaurar o site a partir de backups recentes. Isso manterá seu site funcionando normalmente enquanto a infecção é removida.

Depois que o malware for removido, você deve tomar medidas para se proteger contra outras infecções. Isso inclui instalar o software mais recente, manter os plugins atualizados e usar senhas fortes. Além disso, você deve monitorar o seu site regularmente para garantir que ele esteja livre de malware.

 

Verificando seus arquivos.

Quando se trata de verificar seu site para vírus e malware, é importante começar verificando seus arquivos. Por isso, é aconselhável fazer um backup de todos os seus arquivos antes de qualquer verificação.

A melhor maneira de verificar seus arquivos é usando um serviço de verificação antivírus confiável, como o Google Safe Browsing. Esse serviço não apenas verifica os arquivos em seu site — mas também avisa você se existem arquivos perigosos.

Se algum arquivo for identificado como perigoso, você deve removê-lo imediatamente. Além disso, também recomendamos verificar seu site regularmente para manter o malware e vírus longe.

 

virus malware sites

Alterando senhas e configurações de segurança.

Depois de ter identificado e removido um malware do seu site, é importante alterar a senha principal e outras configurações de segurança. Isso evita que o malware volte, ou seja explorado por outros hackers.

Ao mudar a senha, certifique-se de criar uma senha segura e única para cada conta.

Se você usar a mesma senha para várias contas, o hacker poderá acessar todas com a mesma senha. Além disso, considere ativar a autenticação de dois fatores, que exigirá que você insira os resultados de duas etapas diferentes para confirmar a sua identidade.

Isso ajuda a garantir que suas contas ficarão seguras, mesmo se seu nome de usuário e senha serem roubados.

 

Limpeza completa com ferramentas e serviços especializados.

Se o seu site foi infectado por malware e você precisa removê-lo, a primeira coisa a considerar é entrar em contato com uma empresa especializada em limpeza de vírus.

Essas empresas possuem ferramentas e serviços especiais que podem ajudar a remover malware do seu site. Elas podem verificar se há malware presente e, em seguida, removê-lo de forma segura e eficaz.

Além disso, podem identificar e eliminar quaisquer outras fontes de vírus antes que elas se tornem um problema. Com as ferramentas e serviços especializados, você pode ter certeza de que obterá uma limpeza completa do seu site.

 

Plugins para sites WordPress.

Esse também é um grande vilão de vulnerabilidade de sites feitos com WordPress, a plataforma em si, é segura, o problema é quando um usuário decide baixar um plugin nulled em algum site obscuro pela internet.

Instala esse plugin no site sem verificar sua procedência, ou passar esse arquivo em ferramentas online como o Virustotal para identificar algum arquivo malicioso inserido na programação do plugin.

Um plugin infectado e instalado em seu site WordPress, além de danificar o site, pode comprometer toda a sua hospedagem, ainda mais quando essa hospedagem tem vários sites instalados e sendo rodados em uma única conta, e isso acontece muito.

Muitos usuários que hospedam sites na internet, contratam hospedagens compartilhadas, e essas, hospedagem oferecem a possibilidade de você rodar vários sites na mesma conta, e isso pode ser fatal quando um dos sites esteja infectado, o vírus se espalha para os outros sites de sua conta.

A melhor prática para hospedar um site e ajudar a impedir que a infecção de um site por vírus se espalhe para as outras instalações são, contratar uma hospedagem que te dá a possibilidade de instalar sites em ambientes separados, cada conta, com seu painel exclusivo para administrar cada site.

Tipo, hospedagem que te dê a possibilidade de usar um Cpanel separado para cada conta de site, ou você pode, também, contratar uma hospedagem compartilhada para cada site, em vez de instalar vários sites em uma mesma conta compartilhada.

 

Campanhas no Google ADS com site infectado com vírus.

Se está fazendo campanhas pagas no Google ADS e seu site está infectado com vírus, isso estará prejudicar o desempenho de sua campanha e lhe dar uma dor de cabeça sem igual.

Quando você faz campanhas pagas e o site ou a landpage está infectada, isso trará sérios problemas para a sua estratégia de marketing digital, você poderá perder credibilidade junto aos usuários, seu site perde autoridade, suas campanhas não desenvolve, você perde dinheiro sem saber o porque.

Se você está no meio de uma campanha paga e descobre que seu site está com vírus, você deve parar imediatamente sua campanha, isso se o próprio Google não tiver bloqueado.

Depois de que sua campanha foi pausada, faça uma verificação em busca de quais URL do site foram prejudicadas, depois você terá que comunicar o Google juntamente com as URL infectadas, e fazer uma solicitação junto ao Google.

Esses passos são muito técnicos e exige conhecimento técnico para executar as medidas de forma rápida, e garantir que tudo esteja resolvido. Quando você está no meio de uma campanha, você precisa agir rápido, ou toda a sua estratégica, e longas horas de planejamento e desenvolvimento estará prejudicado, e todo seu dinheiro e investimento será perdido.

O caminho mais segura é contrata uma empresa especialista para resolver essas questões de forma rápida e segura. Nossa empresa DIX7 pode fazer isso para você, e salvar sua campanha.

 

Se preocupe em cuidar de seu equipamento pessoal também.

Seu site pode estar infectado, e as vezes o perigo veio de você que administra o website, por você ser o administrador e ter acesso ADMIN de todo site, e algumas vezes da hospedagem, isso pode ser um problema.

Por isso, é muito importante tomar cuidado com arquivos que você sobe e inseri no site, tenha sempre um bom antivírus original, e use também o MalwareBytes.

Se passar alguma coisa pelo seu antivírus o malwarebytes irá pegar, a não ser que, essa arquivo malicioso seja muito, muito recente, e você tenha o azar de ser uns dos primeiros a pegar.

As empresas de antivírus criam antídotos com base em amostras. Essas empresas estão sempre buscando e identificando novas ameaças, e algumas vezes, essa resposta vem do próprio usuário que acionada a empresa e notifica sobre o problema.

Uma coisa que ajuda em muito se blindar de infeções de vírus, tanto em seu equipamento pessoal, quanto o seu site, sempre esteja atendo a links que recebe, arquivos que você baixa na internet de fontes duvidosas.

O segredo é ter uma atitude responsável.

 

Conclusão.

É importante lembrar que a prevenção é sempre a melhor opção para evitar o malware. Verifique seu site regularmente para encontrar ameaças e varra seus arquivos para garantir que você não esteja sendo infectado.

Se você encontrar um malware, aplique as etapas mencionadas neste artigo e não esqueça de atualizar suas senhas e configurações de segurança.

Contar com ferramentas e serviços de segurança especializados também fornecerá uma proteção proativa que te dará a tranquilidade de que seu site está protegido. Com isso, você poderá se concentrar em aproveitar as vantagens da internet ao máximo.

 

Você pode estar perdendo dinheiro, deixando de fechar novas vendas, seu site infectado pode estar sendo penalizado pelo Google, perdendo visualizações e autoridade na internet.

 

Se você tem dúvidas ou está tendo dificuldades de remover vírus em seu website site, nós da DIX7 somos especialistas em remoção de vírus e malware de sites. Entre em contato hoje mesmo e tenha mais segurança e tranquilidade.

 

 

 

O que você achou do conteúdo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Gostou deste artigo? Compartilhe!